23 de fevereiro de 2014

Como substituir o OVO - 10 opções.


   Os ovos não estiveram sempre disponíveis com a facilidade dos tempos atuais e a humanidade sempre encontrou meios hábeis de fazer substituições convenientes, seja por necessidade de alcance, econômica, de saúde (alérgicos), por detestar o cheiro e o sabor, ou por optar em ser vegetariano.
   É importar atentar para que as sugestões sugeridas abaixo não se referem a valores nutricionais, são apenas adaptações culinárias, portanto não se esqueça de observar o substituto adequado para cada receita escolhida, afim de não afetar o resultado final do prato.
   Primeiro pense que qualquer receita simples que leve apenas um ou dois ovos, como panquecas e bolos simples podem ser feitos sem ovos sem que isto altere significativamente a receita, se for substituído por algum tipo de liquido meio denso como iogurte de soja ou outro iogurte natural, pasta de frutas, pectina, ou agar-agar, a receita sairá de modo muito satisfatório.   O ovo serve para, dar liga, solidificar líquidos, como é o caso do pudim de leite, avolumar cremes, e aerar a massa no caso das claras batidas, mas podem endurecer demais massas que levam muitos ovos se não forem muito bem elaboradas (claras devidamente batidas e agregadas depois com muita delicadeza).   Então pense no resultado desejado e que o ovo não é um ingrediente insubstituível.


1- Pensando numa das principais funções do ovo, que é dar liga, uma das melhores escolhas é a pectina de frutas.   Além da pectina caseira que pode ser feita e guardada para quando for necessária, tem muitas outras opções, como a banana e a maçã; ¼ de xícara das de chá da pectina ou de purê de frutas substituem 1 ovo.

2- Se quiser substituir apenas a clara, use agar-agar, umas colher das de sopa de agar-agar em pó com 2 colheres das de sopa de água, bata a mistura e deixe de repouso por uns minutos, depois torne a bater.

3- Tofu mais mole pode substituir o ovo em um sanduíche ou omelete.   Para omelete junte meia xícara das de chá de tofu com duas colheres das de sopa de iogurte de soja e bata com o mixer, substitui dois ovos grandes e poderá ser mexido com os temperos desejados para a omelete, se quiser um pouco mais de liga troque uma das colheres de iogurte por pectina caseira ou farinha de aveia.

4- Duas colheres das de sopa de água, uma colher das de sopa de óleo vegetal e duas colheres das de sopa de fermento em pó químico substituem um ovo.

5- Para dar liga a massas use farinha de aveia com água, farinha de araruta com água, ou purê de batatas.

6- Duas colheres das de sopa de amido de milho dissolvidos em duas colheres das de sopa de água podem substituir um ovo.

7- Iogurte de soja ou natural, sozinhos são ótimos substitutos do ovo, não servem para uma omelete, é claro, mas entram no preparo de muitas receitas com louvor, sem deixar o seu sabor como é o caso das frutas.

8- Sementes de linhaça batidas com água e deixadas de repouso por meia hora, coe e aproveite o liquido espesso como ovo na proporção de ¼ de xícara das de chá para cada unidade de ovo.

9- Substitua claras de ovos por meia xícara das de chá de polvilho azedo com água, mexendo em uma vasilha e adicionando água aos poucos até atingir a textura de clara de ovos, rende aproximadamente 1 xícara de claras, que equivale a 8 claras.

10- Cozinhe duas colheres de linhaça dourada com meia xícara das de chá de água até formar um gel e use 2 colheres das de sopa para substituir cada clara de ovo.

Obs.: Nem todas as receitas aceitarão a substituição, mas a grande maioria delas a substituição não será sequer percebida.


Reações:

0 comentários:

PUBLIQUE TUAS RECEITAS NA COMUNIDADE

PÁGINA

Verdes Anos