29 de março de 2014

Bolo de Castanhas-do-pará (sem glúten e sem lactose)

Massa:
Ingredientes:
500 g de castanhas-do-pará sem cascas
12 gemas de ovos sem pele (como substituir)
10 claras de ovos (como substituir)
5 colheres de sopa de açúcar ou adoçante culinário (sucralose)
Modo de Preparar:
Triture as castanhas-do-pará em um processador. Forre o fundo de 2 formas redondas, de cerca de 25cm, com papel-manteiga, unte as laterais com manteiga e enfarinhe levemente com amido de milho ou farinha de arroz. Prepare a massa colocando as claras em uma batedeira. Quando começarem a ficar em ponto de neve, diminua a velocidade e acrescente o açúcar aos poucos.   Com a batedeira ligada, coloque as gemas lentamente e sem parar de bater. Depois de incorporar, desligue a batedeira e acrescente as castanhas-do-pará trituradas, misturando com uma colher de pau. Divida a massa em duas assadeiras iguais e asse em forno médio, em torno de 180°C, por aproximadamente meia hora, ou até que esteja bem assado. Retire do forno e deixe esfriar.

Recheio:
Ingredientes:
6 gemas de ovos sem pele
3 colheres das de açúcar ou adoçante culinário (sucralose)
1/2 xícara das de chá de água
1 colher das de sopa de manteiga ou margarina
1 colher das de sobremesa de extrato de baunilha (natural)
Modo de Preparar:
Prepare o recheio colocando o açúcar e a água em uma panela, leve fogo para obter uma calda.  Deixe esfriar e acrescente as gemas, misture bem e leve ao fogo novamente misturando sem parar até que engrosse. Retire do fogo, acrescente a manteiga e o extrato de baunilha. Reserve.

Cobertura:
 Ingredientes:
6 claras de ovo
6 colheres das de sopa de açúcar ou adoçante culinário (sucralose)
Modo de Preparar:
Bata as claras em neve e vá acrescentando o açúcar, aos poucos, para obter ponto de suspiro. Retire os bolos das formas, coloque um deles em um prato e faça alguns furinhos com um garfo. Espalhe o recheio já frio sobre o bolo, cubra com o outro bolo e finalmente cubra tudo com o suspiro e leve à geladeira por algumas horas.

Obs.:
Essência de baunilha – essência é artificial de baunilha, feita em laboratório químico. Tem odor e sabor químico, lembrando bala.

Extrato de baunilha - baunilha natural que foi deixada em infusão em meio alcoólico.   Tem sabor intenso e complexo e é muito aromática.   Dependendo do tipo de  baunilha usada e o fabricante, o extrato tem aromas e sabores diferentes.






Reações:

0 comentários:

PUBLIQUE TUAS RECEITAS NA COMUNIDADE

PÁGINA

Verdes Anos