27 de fevereiro de 2014

Salada de Macarrão de Arroz


Salada:
200 g de macarrão de arroz (bifum ou mifum) cozinho
1 cenoura ralada em fios longos
1 pepino japonês ralado em fios longos
3 colheres das de sopa de cebolinha picada
10 unidades de Kani Kama desfiados


Molho:
Suco de 1 laranja coado
Suco de 1 limão coado
50ml de água
1 colher das de sopa de sal
1 colher sopa de gergelim preto
1 colher das de sobremesa de chia







Sugestão de outro molho: Shoyu



Modo de preparar:

Cozinhe o maracarrão de arroz em água e sal, escorra. junte a cenoura, o pepino, o kani kama, a cebolinha.  Prepare o molho com o suco de laranja, o suco de limão, a água, o sal e o gergelim preto e regue a salada.



Curiosidade:
Kani Kama é um bastão feito de carne de peixe e aromatizado com sabor de crustáceos.

25 de fevereiro de 2014

AZEITONA E AZEITE (ouro líquido)


   A azeitona e o azeite são o maior e melhor exemplo de que nem toda gordura faz mal, parte essencial da dieta mediterrânea, além de saborosos são aliados indispensáveis a saúde.
    Ricos em gorduras monoinsaturadas, as azeitonas e o azeite traduzem-se em um efeito protetor sobre as células, sobretudo considerando que a associação desta gordura com a vitamina E, a qual a azeitona e o azeite também são ricos e que tem efeito antioxidante; reduz o risco de doenças e infecções.   A vitamina E contem fitonutrientes como polifenóis e flavonóides, que são anti-inflamatórios.  

   Azeitonas e Azeite protegem contra radicais livres (antioxidantes), doenças do coração, são anti-inflamatórios, promovem saúde gastrointestinal, previnem contra derrame e aterosclerose, são bons para os olhos, fortalecem o sistema imunológico, aliviam a respiração, reduzem a fadiga, retardam o envelhecimento, fortalecem ossos e memória, auxiliam na absorção de cálcio, previnem câimbras, regulam os batimentos cardíacos, hidratam os cabelos, as fibras da azeitona combatem a prisão de ventre, a gastrite e a úlcera, proporcionam um bom funcionamento do sistema nervoso, a azeitona dá grande sensação de saciedade, combatem a anemia recuperando hemácias do sangue, normalizam a coagulação do sangue (o que é importante para quem tem diabetes tipo II), são anticancerígenos e afrodisíacos.

   Azeitona e Azeite contem ácidos graxos, vitaminas A, C, B1, B2 e E, fósforo, potássio, fibra, ácido oléico, ferro, zinco, silício, ômega-3, ômega-6, tiamina, entre outros.

    As azeitonas pretas contem mais minerais que as verdes, mas também contem sódio em grande quantidade (desfavorável a hipertensos).   Embora existam meios de reduzir o sal das azeitonas.

Obs.: Não pense que se adicionar azeite ou azeitona em alimentos que sejam nocivos a saúde, eles passarão a ser bons.

Dica: O melhor  é o azeite extra virgem, prensado a frio, tão puro que pode ser considerado como suco de frutas, verdadeiro ouro líquido.

Nota: O calor e a luz podem afetar a qualidade e o sabor do azeite, portanto prefira os enlatados ou guarde em frascos escuros e opacos, ou em ambiente escuro e fresco, como armários e geladeiras.   Com o tempo o azeite também perde sabor e qualidade, então é melhor consumir em até 6 meses depois de aberto.

Sugestão: Misture azeitonas pretas descaroçadas e batidas no liquidificador com azeite a coalhada seca para temperar, adicione alho cozido no vapor e amassado e raspas de cascas de limão, além de amenizar o sódio das azeitonas pretas, confere um excelente sabor a coalhada, que também é ótima para a saúde.






 “A diferença entre o remédio e o veneno é a dose.” (Roger Stankewski)


23 de fevereiro de 2014

Como substituir o OVO - 10 opções.


   Os ovos não estiveram sempre disponíveis com a facilidade dos tempos atuais e a humanidade sempre encontrou meios hábeis de fazer substituições convenientes, seja por necessidade de alcance, econômica, de saúde (alérgicos), por detestar o cheiro e o sabor, ou por optar em ser vegetariano.
   É importar atentar para que as sugestões sugeridas abaixo não se referem a valores nutricionais, são apenas adaptações culinárias, portanto não se esqueça de observar o substituto adequado para cada receita escolhida, afim de não afetar o resultado final do prato.
   Primeiro pense que qualquer receita simples que leve apenas um ou dois ovos, como panquecas e bolos simples podem ser feitos sem ovos sem que isto altere significativamente a receita, se for substituído por algum tipo de liquido meio denso como iogurte de soja ou outro iogurte natural, pasta de frutas, pectina, ou agar-agar, a receita sairá de modo muito satisfatório.   O ovo serve para, dar liga, solidificar líquidos, como é o caso do pudim de leite, avolumar cremes, e aerar a massa no caso das claras batidas, mas podem endurecer demais massas que levam muitos ovos se não forem muito bem elaboradas (claras devidamente batidas e agregadas depois com muita delicadeza).   Então pense no resultado desejado e que o ovo não é um ingrediente insubstituível.


1- Pensando numa das principais funções do ovo, que é dar liga, uma das melhores escolhas é a pectina de frutas.   Além da pectina caseira que pode ser feita e guardada para quando for necessária, tem muitas outras opções, como a banana e a maçã; ¼ de xícara das de chá da pectina ou de purê de frutas substituem 1 ovo.

2- Se quiser substituir apenas a clara, use agar-agar, umas colher das de sopa de agar-agar em pó com 2 colheres das de sopa de água, bata a mistura e deixe de repouso por uns minutos, depois torne a bater.

3- Tofu mais mole pode substituir o ovo em um sanduíche ou omelete.   Para omelete junte meia xícara das de chá de tofu com duas colheres das de sopa de iogurte de soja e bata com o mixer, substitui dois ovos grandes e poderá ser mexido com os temperos desejados para a omelete, se quiser um pouco mais de liga troque uma das colheres de iogurte por pectina caseira ou farinha de aveia.

4- Duas colheres das de sopa de água, uma colher das de sopa de óleo vegetal e duas colheres das de sopa de fermento em pó químico substituem um ovo.

5- Para dar liga a massas use farinha de aveia com água, farinha de araruta com água, ou purê de batatas.

6- Duas colheres das de sopa de amido de milho dissolvidos em duas colheres das de sopa de água podem substituir um ovo.

7- Iogurte de soja ou natural, sozinhos são ótimos substitutos do ovo, não servem para uma omelete, é claro, mas entram no preparo de muitas receitas com louvor, sem deixar o seu sabor como é o caso das frutas.

8- Sementes de linhaça batidas com água e deixadas de repouso por meia hora, coe e aproveite o liquido espesso como ovo na proporção de ¼ de xícara das de chá para cada unidade de ovo.

9- Substitua claras de ovos por meia xícara das de chá de polvilho azedo com água, mexendo em uma vasilha e adicionando água aos poucos até atingir a textura de clara de ovos, rende aproximadamente 1 xícara de claras, que equivale a 8 claras.

10- Cozinhe duas colheres de linhaça dourada com meia xícara das de chá de água até formar um gel e use 2 colheres das de sopa para substituir cada clara de ovo.

Obs.: Nem todas as receitas aceitarão a substituição, mas a grande maioria delas a substituição não será sequer percebida.


21 de fevereiro de 2014

Bolo de Rolo Diet

Ingredientes:
1 xícara das de chá de gordura de coco
3 xícaras das de chá de adoçante culinário (sucralose)
5 gemas (como substituir)
3 xícaras das de farinha de trigo
5 claras em neve (como substituir)
5 colheres das de sopa de frutose
Recheio: Doce de leite diet ou o de tua preferência.


Modo de Preparar:
Bata a gordura de coco e a (sucralose) em uma batedeira, sem parar de bater, adicione as gemas, uma a uma. Acrescente aos poucos a farinha, batendo levemente até criar uma massa homogênea. Desligue a batedeira e junte as claras em neve,  agregando levemente. Unte uma assadeira bem grande e espalhe a massa sobre ela, usando uma espátula para que fique bem uniforme e bem fina. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C por cinco minutos, sem deixar a massa dourar. Desenforme a massa sobre um pano úmido e muito bem torcido. Espalhe o doce de leite diet. Com a ajuda do pano, enrole delicadamente como se fosse um rocambole. Repita a operação, enrolando outra fornada de massa em volta do primeiro rocambole e assim sucessivamente, até obter o tamanho de rocambole desejado.  Deixe esfriar e polvilhe com frutose, sirva em fatias bem finas.  


19 de fevereiro de 2014

CANELA - Sirva este afrodisíaco com amor!



   Além de perfumada, com aroma doce, quente e apimentado, a canela é muito gostosa, extraída da casca de uma árvore, é vendida em ‘paus’, em pó ou em folhas, é muito boa para a saúde.   Podemos pensar na canela  como uma possibilidade de conservante alimentar, uma vez que inibe o desenvolvimento das bactérias e fungos, aliás, a maioria das especiarias tem esta característica e foi por isto tão usada antes da invenção da geladeira.
   A canela é fonte de manganês, fibra dietética, ferro, cálcio, cinamaldeído, eugenol, linalol, acetona de metilamina e outros componentes.
   A canela atua no controle da glicemia e por isto é sempre bom adicionar um pouquinho dela em receitas com carboidrato.  
  Além de controlar a glicemia, ela também é antioxidante e anti-inflamatória, antimicrobiana e bactericida, melhora a circulação periférica nas extremidades, aumenta a temperatura corporal (boa no inverno).  É anticéptica e favorece as menstruações difíceis e infecções vaginais por ser fungicida e bactericida.   Também é benéfica nas infecções respiratórias, anginas, faringite e laringite, melhora o trato digestivo como gases, espasmos gástricos e musculares, e diarreias de origem bacteriana. 
   A canela é revigorante, aumenta a resistência a fadiga, além de reduzir o estresse.   Auxilia no combate ao colesterol e o triglicerídeo, reduz o apetite e o acúmulo de gordura, pois melhora a sensibilidade dos tecidos a ação da insulina; e impulsiona a atividade cerebral, favorece a lactação, reduz artrites, é tônico digestivo, reduz infecção urinária, é anticoagulante (favorece um fluxo sanguíneo mais adequado), melhora dores de cabeça e enxaquecas e a diabetes tipo II.  


   Isto porque ainda não mencionei que a canela é afrodisíaca.   Isto mesmo, ela é um forte estimulante sexual.   O óleo de canela atua contra artrite, reumatismo, frigidez e impotência, além de gripes, resfriados e infecções microbianas e neurastenia.


Dica: polvilhe sobre sobremesas, ponha alguns pauzinhos no café, doces, cremes, mousses, chá, com mel ou como a imaginação ditar.   Com mel é ainda mais potencializada.








CANELA, sirva com amor!
Depois de tomar o chá, coma a xícara ! :-)




“A diferença entre o remédio e o veneno é a dose.” (Roger Stankewski)

17 de fevereiro de 2014

Pavê de Abacaxí Diet (sem lactose e sem glúten)


Ingredientes:

Creme:
1 litro de leite de arroz
2 colheres das de sopa de amido de milho
2 colheres das de sopa de sucralose culinária
1 colher das de sopa de essência de baunilha
Massa:
6 ovos  (como substituir)
1 colher das de sopa de sucralose culinária
 6 colheres das de sopa de farinha de arroz
Doce de abacaxi:
1 abacaxi maduro descascado
1 colher de sopa de sucralose culinária



Modo de Preparar:

Faça um creme com o leite, o amido, a baunilha e a sucralose, cubra-o com filme plástico encostado ao creme para não criar película e reserve na geladeira .
Faça a massa na batedeira, batendo as claras em neve firme, junte as gemas sem pele e a sucralose e vá acrescentando a farinha de arroz aos poucos e bata bem, ponha em um refratário médio, untado com óleo de coco e forrado com papel manteiga, leve para assar em forno médio pré-aquecido por 10 minutos aproximadamente, não deixe a massa escurecer.
Para a calda corte o abacaxi em cubos, descartando o miolo, coloque para cozinhar com a sucralose por 10 minutos em fogo brando, deixe esfriar.

Coco ralado para decorar*¹.


Montagem:
Espalhe a calda de sobre a massa deixando-a úmida, bata o creme gelado na batedeira para deixá-lo aerado e acomode-o sobre os pedaços de abacaxi, repita a camada de abacaxi e termine com mais uma de creme.


*¹Se preferir, decore com coco ralado.


16 de fevereiro de 2014

Mousse de Limão (sem lactose)


Ingredientes:
Creme de Leite de Arroz
1 xícara das de chá de leite condensado de coco 
2 caixinhas de creme de leite de arroz
3/4 de xícara das de chá de suco de limão coado
½ xícara das de chá de pectina caseira líquida
2 colheres das de sopa de frutose ou adoçante culinário (sucralose)

raspas de casca de limão umedecidos com suco de limão e adoçado com frutose mantidas em geladeira em um potinho.




Obs.: Se preferir usar leite condensado e creme de leite comuns ou light, use na mesma proporção e sem a frutose.





Modo de Fazer:

Bata tudo no liquidificador, menos as raspas de cascas de limão.  Ponha em uma tigela ou em potinhos individuais e leve a geladeira.   Na hora de servir decore com as raspas de cascas de limão.

Nota: A pectina dá consistência, a receita deixa cremoso, mas se quiser mais consistente aumente a pectina.




15 de fevereiro de 2014

Pão de Queijo com Yacon (Light e Sem Glúten)


Ingredientes:
120 g de batata yacon cozida
½ das de chá de água
150 g de ricota
1 colher das de chá de sal
2 e ¼ de xícaras das de chá de polvilho azedo
1 colher das de sopa de fermento em pó
3 colheres das de sopa de queijo grana padano ralado





Modo de Preparar:

Bata no todos os ingredientes, menos o polvilho e o fermento até que fique cremoso, vire a mistura em uma tigela, ponha o fermento e vá acrescentando o polvilho gradualmente, misturando com uma colher de pau, se necessário ponha um pouco mais de polvilho até que a massa se solte da tigela e dê para fazer as bolinhas.   Faça-as e disponha em uma forma anti-aderente, leve ao médio (180°) pré-aquecido por aproximadamente 25 minutos.

14 de fevereiro de 2014

LIMÃO - o rei dos frutos.


   Limão é o rei dos frutos devido a seu poder curativo, ótimo para a saúde e não tem contra indicação, mas exagero, seja do que for, não é bom.    “A diferença entre o remédio e o veneno é a dose.” (Roger Stankewski)
   Limão (feito com adoçante) emagrece, diminui o colesterol, combate o ácido úrico, é antioxidante, facilita a digestão, regula a absorção dos açucares, diminui o apetite, reduz a pressão arterial, previne contra alguns tipos de câncer,  é adstringente, fortalece as defesas do organismo contra doenças, pois é antiviral e antibacteriano (antiinflamatório), combate os radicais livres (retarda o envelhecimento), combate reumatismo e artrite, promove a excreção de  uréia e os ácidos úrico e fosfórico, regenera das inflamações os tecidos interno e externos, principalmente a mucosa, proporcionando o melhor funcionamento dos órgãos, combate gases e fermentações estomacais, favorece o pâncreas, expurgando substâncias nocivas e tonificando o fígado e a vesícula, coração e aparelho genito-urinário, funciona como desinfetante de renites e sinusites.
   É fonte de vitamina A,  B6 e C, potássio, magnésio, cálcio, fósforo, cobre, ácido pantotênico, cítrico e fólico, riboflavina, cobre e limonemo (substância anticancerígena).
   Existe o falso mito de que o limão agride o estômago, reduz o cálcio, acidifica o sangue e enfraquece o organismo, mas o que ele faz é bem o oposto disto.

   Na culinária as possibilidades são múltiplas, dele aproveita-se tudo, as cascas raspadas, que ficam ótimas para dar sabor a diversos pratos, temperar saladas e podem ser guardadas em freezer dentro de potinhos plásticos, a parte branca da casca contem pectina, que é uma substância que dá consistência de geléia, usada mesmo para geléias, molhos e cremes.   O suco do limão, além da deliciosa limonada, é usado em um número incontável de receitas saborosas. 


   Então, viva o limão e vamos fazer uso diário deste nobre fruto!


13 de fevereiro de 2014

Pectina Caseira (emagrece)


Receita 1:
Ingredientes:
1xícara das de chá de cascas de limão, laranja ou maracujá (só a parte branca)
3 xícaras das de chá de água
1 colher das de sopa de suco de limão

Modo de Preparar:
Leve ao fogo brando e deixe cozinhar por meia hora.   Coe e guarde na geladeira, de preferência em recipiente esterilizado.




Receita 2:

Cascas de limão, laranja ou maracujá (só a parte branca), pode ser misturadas.    Deixe secar bem (na geladeira destapada seca mais rápido).  Quando estiver bem seco e quebradiço triture no processador até que vire uma farinha, quanto mais triturado melhor, pois mais fino ficará.  Passe em uma peneira e depois em uma peneira mais fina e guarde em lugar seco e escuro (armário).   

Conserve bem vedado
A pectina, principalmente em forma de farinha, é uma fibra solúvel  e está presente principalmente nas frutas cítricas, retem água e forma um gel no estômago, auxilia na digestão, age regulando a absorção de carboidratos e na síntese de lipídios e proteínas.
   Absorve e retem gordura fazendo com que boa parte dela não seja absorvida pelo organismo,.   O gel formado pela pectina demora a sair do estômago, dando uma sensação de saciedade por mais tempo.  Então sim, auxilia nas dietas de emagrecimento, além de auxiliar no controle do diabetes.


   A pectina é ótima para fazer geleias, mousses, cremes, caldas e em forma de farinha ajuda a dar liga em farinhas sem glúten.

12 de fevereiro de 2014

Tomates secos com Azeite


Ingredientes:
1 kg de tomate maduro
1 colher das de sobremesa de açúcar
1 colher das de chá de sal
azeite de oliva extra virgem (o quanto baste para cobrir)
dentes de alho inteiros                                                         

pimentas de cheiro picadas
tomilho
alecrim
manjericão fresco picadinho

Modo de Preparar:

Corte os tomates ao meio e tempere com o tomilho, sal e açúcar.  Distribua em um tabuleiro com a pele voltada para baixo e leve-os ao forno bem baixo até desidratar, por cerca de 5 horas (se estiver usando forno comum, ponha uma colher de pau impedindo que a porta se feche totalmente para evitar que a temperatura fique acima do indesejado). Retire os tomates desidratados do forno e deixe esfriar. Coloque os tomates em camadas dentro de vidros esterilizados, tempere com manjericão, alecrim, alho e pimenta com cuidando em tirar o ar apertando bem os tomates e cubra com azeite, para garantir a conserva. Monte em camadas, até preencher o vidro.


11 de fevereiro de 2014

Petit Suisse de Goji Berry Light/Diet


Ingredientes: 
900 g de ricota
7 colheres das de sopa rasas adoçante culinário (sucralose)
600 ml de leite desnatado 
3 colheres das de sopa de gordura de coco
½ xícara das de chá de goji Berry desidratada moída (triture no processador)


Modo de Preparo: 
    Bata todos os ingredientes no liquidificador ou no mixer. Coloque em um pote ou em tacinhas e leve para gelar.


Nota: O sabor da Goji Berry fica entre a ameixa e a cereja in natura.   Ela emagrece e retarda o envelhecimento.



10 de fevereiro de 2014

Feijoada de Frutos do Mar


Ingredientes:
1 kg de frutos do mar (lula, polvo,  vôngole...)
150 g de bacalhau dessalgado, sem pele e sem espinhas
500 g de camarão grande
500 g de feijão branco
2 cebolas grandes (1 dividida ao meio e 1 picada)
6 dentes de alho  grandes picados
1 xícara de tomates secos  picados
2 colheres de sopa de tomilho

¼ de xícara das de chá de cebolinha bem picadinha
4 colheres das de sopa de missô
400 ml de iogurte de soja caseiro
150 ml de vinho branco
1 colher das de sopa de cúrcuma
4 colher das de sopa de dashi (pó de peixe)

1 xícara das de chá de katsuobushi (flocos de peixe) 

1/2 xícara das de chá de shitake

Sal a gosto
½ xícara das de chá de azeite

Modo de Preparar:
Coloque o feijão de molho por no mínimo 3 horas. Depois leve-o para uma panela de pressão com o bacalhau, a cebola cortada em dois grandes pedaços, e dois dentes de alho acerte o sal depois de cozido. Cozinhe-o até os grãos ficarem macios. Reserve.
Tempere os camarões e os frutos do mar com sal. Reserve.
Leve a uma panela o azeite e frite a cebola picada, doure o alho e  dashi.  Inclua o tomilho, o katsuobushi, o shitake e a cúrcuma e espere aquecer.  Ponha os tomates secos picados e aqueça.   Inclua o vinho branco e espere evaporar o álcool, coloque o iogurte de leite de soja e deixe por 5 minutos ou até reduzir ligeiramente o molho. Coloque o sal. Reserve.
Grelhe os camarões e os frutos do mar em uma frigideira com o azeite, em etapas, aos poucos. Isto evita que eles soltem muita água. Reserve.
Coloque em uma panela grande os feijões, os frutos do mar e o creme de cúrcuma. Por último inclua a salsinha e acerte o sal.
Sugestão: Sirva rapidamente com arroz selvagem.

9 de fevereiro de 2014

Sorvete de Cacau (diet e sem lactose) + Outras Dicas


Ingredientes:
10 bananas (pode ser substituído por 4 xícaras das de chá de inhame cozido sem sal)
10 colheres das de sopa de cacau em pó
5 colheres das de sopa de adoçante culinário (sucralose)
3 colheres das de sopa de avelãs ou amêndoas trituradas (opcional)

Modo de Preparar:
Ponha tudo no processador, menos as avelãs, junte as avelãs.  Despeje em um recipiente e leve para o freezer até congelar. Transfira para a geladeira 5 minutos antes de servir.

Dica 1: O cacau pode ser substituído por frutas cozidas sem açúcar até perderem boa parte de seu líquido no caso das muito aquosas, ou por frutas desidratadas.



Dica 2: Sorvete Instantâneo (tipo italiano caseiro): Coloque no congelador dentro de potes ou sacos plásticos polpa das frutas que desejar (natural, aquelas que sobram na fruteira), deixe-as para quando precisar, se for daquelas que escurecem ponha um pouco de suco de limão, congele iogurte de soja em outro pote.   Quando quiser um sorvetinho instantâneo é só por no liquidificador uma parte de iogurte congelado, uma parte de iogurte gelado, duas partes de polpa de fruta congelada, adoçante culinário o quanto baste, ou leite condensado de coco, ou mel, ou açúcar mascavo... ( o que desejar usar para adoçar).   Use o pulsar até dar o ponto desejado e sirva-se sem culpa!


Nota 1: O inhame é um excelente alimento super nutritivo, é rico em minerais e vitaminas, tais como cálcio, vitaminas do complexo B, ferro, fósforo e outros.  Além disto é desintoxica o sangue e os intestinos.   Depois de cozido tem textura cremosa que possibilita seu uso como base de vários tipos de sorvete sem precisar do leite ou gorduras para dar a textura necessária.   Pode ser enriquecido com leite de soja ou arroz para o sorvete e misturado ao que a imaginação mandar, assim como a banana, com a vantagem de não interferir quase nada no sabor das frutas a ele adicionadas.   Tome apenas o cuidado de deixar o creme batido para o sorvete bem denso e depois é só levar ao freezer.  

Nota 2:  O cacau puro sem aditivos industriais, sem açúcar e sem gordura possuí grande valor nutricional.   Contem flavonóides antioxidantes, protege contra cardiopatias, é anticancerígeno e redutor da pressão arterial.  Melhora a função cognitiva, o humor e melhora o funcionamento mental, é fotoprotetor, diminuindo os efeitos do sol na pele e é recomendado consumir de 30 a 50 gramas por dia.



Nota 3: O abacate, além de ser um excelente alimento, também fornece um ótimo sorvete batido com iogurte de soja e adoçante culinário (sucralose), até que se forme um creme denso.

PUBLIQUE TUAS RECEITAS NA COMUNIDADE

PÁGINA

Verdes Anos