18 de fevereiro de 2016

Cravo da Índia e seus benefícios



Na busca pelo emagrecimento, alimentos naturais ajudam a alcançar o objetivo e ainda proporcionar um melhor funcionamento do organismo. O cravo da Índia é um destes ingredientes indicados para quem busca o equilíbrio entre boa forma e saúde.
Esta especiaria proveniente da Indonésia e facilmente encontrada em supermercados e lojas de produtos naturais é comumente conhecida na culinária por agregar sabor e aroma às receitas. No entanto, sua função medicinal também já é aplicada há muito tempo. Vamos entender agora para que serve esse ingrediente.
São muitos os benefícios do cravo da Índia. Seu uso é recomendado para o tratamento de tosses, gases instestinais, inflamações, dores de dente, bronquite, e ainda para quem pretende perder peso. As propriedades do cravo da Índia aceleram o metabolismo e a digestão, ajudando na queima de gordura.

Nutrientes

O cravo da Índia é rico em nutrientes e óleos essenciais que auxiliam mente e corpo. O seu principal componente, responsável pelos seus efeitos e odor poderosos é uma substância chamada eugenol, importante anestésico local e antisséptico. Este componente ativo desencadeou numerosos estudos sobre os benefícios do cravo da Índia à saúde, como inclusive a prevenção de cânceres do aparelho digestivo e inflamação nas articulações.
O cravo contém ainda uma boa quantidade de sais minerais como potássio, manganês, ferro, selênio e magnésio. Além disso, possui boa quantidade de Vitamina A, Vitamina C, Vitamina K e beta-caroteno.

Conheça os benefícios do cravo da Índia para a boa forma e saúde

Os benefícios do cravo da Índia devem-se às suas propriedades antissépticas, cicatrizantes, antifúngicas, antibacterianas, antioxidantes, analgésicas e anti-inflamatórias. O óleo extraído do cravo da Índia age contra gases e inchaço. Reduz a pressão de gás no estômago, auxiliando na eliminação adequada dos alimentos e toxinas. Também é eficaz contra náuseas, soluços, enjoo e vômitos. É indicado ainda para manter a saúde bucal, aliviando dores de dente e nas gengivas. Vamos ver para que serve esta especiaria?

1. Circulação sanguínea

O óleo extraído de cravo da Índia atua na circulação sanguínea, melhorando seu fluxo e auxiliando, por consequência, todo o organismo. O extrato também ajuda a nutrir a pele e melhorar o sistema imunológico ao purificar o sangue.

2. Expectorante

O chá de cravo da Índia atua como expectorante, soltando o muco presente na garganta e no esôfago.

3. Analgésico e antisséptico

eugenol, antisséptico natural presente no cravo, auxilia na eliminação das marcas de acne, proporcionando também o equilíbrio da pele e evitando o surgimento de rugas. O chá de cravo da Índia pode ainda amenizar dores de cabeça, cólicas menstruais, candidíase oral, baixar a febre, aliviar dores de dente e inflamações de garganta. É também um bom remédio caseiro para infecções, queimaduras e feridas.

4. Acelera o metabolismo

Dentre os benefícios do cravo da Índia ainda estão a aceleração o metabolismo, promovendo o aumento da produção de saliva e dos líquidos responsáveis pela digestão, auxiliando na queima rápida de gordura.

5. Digestivo

O cravo da Índia melhora o poder de digestão, aumentando as secreções de enzimas gastrointestinais. Assim, ajuda a aliviar problemas de indigestão e prisão de ventre. Também ajuda em casos de náuseas e mal-estar estomacal.

6. Alívio da tosse

Em função das propriedades do cravo da Índia expectorantes, este é ótimo para aliviar a tosse. Neste caso, é recomendável adicionar a especiaria no chá e consumir até o alívio da tosse.

7. Músculos

O cravo da Índia reduz os espasmos musculares e ajuda a aliviar os músculos no caso de cãibras.

8. Antioxidante

O cravo da Índia atua como excelente antioxidante, que combate os radicais livres e ajuda a evitar danos na pele. Possui grande capacidade de liberar hidrogênio e reduzir consideravelmente a peroxidação lipídica, que é a quebra das gorduras poli-insaturadas.

9. Antisséptico bucal

O chá de cravo da Índia é usado no tratamento de bactérias encontradas na boca e no estômago. Sua função antisséptica também age na eliminação do mau hálito. Estes benefícios do cravo da Índia o fazem ser utilizado ainda como ingrediente em pastas de dente. Possui ação comprovada também contra dor de dente e nas gengivas e contra as cáries.

10. Bom funcionamento da tireoide

A especiaria ajuda quem sofre de hipotireoidismo ou hipertireoidismo e atua também na prevenção do surgimento dessas disfunções de tireoide.

11. Controle do colesterol

O cravo da Índia ajuda também no controle do colesterol ruim, sendo ainda bom antiviral e antifúngico.

12. Anti-inflamatório

O eugenol presente nas propriedades cravo da Índia atua como substância anti-inflamatória. Estudos em animais mostraram que a utilização do cravo em algumas dietas reduziram significativamente os sintomas da inflamação. A especiaria ainda contém uma variedade de flavonoides, que também contribuem em suas propriedades anti-inflamatórias.

Contraindicações

O consumo de cravo da  Índia é contraindicado para mulheres gestantes ou em fase de lactação, além de crianças menores de seis anos e pacientes com problemas gastrointestinais e doenças neurológicas. Também deve ser evitado o seu uso exagerado, e a sua aplicação em zonas mucosas irritadas. A aplicação excessiva do óleo pode causar irritação na pele.

Noz moscada e seus benefícios



Ingrediente comum na culinária do mundo todo, a noz moscada é utilizada em pratos quentes, molhos e saladas. Mas você save para que serve esse condimento? Esta especiaria de cheiro e sabor marcantes também é popular por suas propriedades medicinais e é também encontrada em produtos de higiene bucal, dermatológicos, usada em homeopatias e pode solucionar diversos problemas de saúde.
Esta semente encontrada em frutos da árvore Moscadeira pode desempenhar a função de sedativo, estimulante, relaxante e anti-inflamatório. Auxilia o corpo aliviando dores, aumentando a circulação sanguínea, promovendo a concentração e combatendo a depressão e problemas respiratórios.
Um dos benefícios da noz moscada é o de acelerar o emagrecimento, se aliada à pratica de exercícios físicos e bons hábitos alimentares, pois a especiaria possui a capacidade regular o trato gastrointestinal. Vejamos abaixo as principais propriedades da noz moscada e para que serve essa especiaria ao nosso organismo.

Características

Entre os minerais essenciais encontrados na noz moscada estão potássio, cálcio, ferro e manganês, que é um catalisador para quebrar gorduras e colesterol, um processo importante na perda de peso. A semente é rica ainda em vitaminas do complexo B, incluindo a vitamina C, ácido fólico, riboflavina, niacina, vitamina A e muitos antioxidantes flavonoides como betacaroteno e criptoxantina que são essenciais para uma ótima saúde. Outras propriedades da noz moscada, nutricionalmente falando, são baixo teor de sódio e colesterol baixo.

Formas de uso

A noz moscada pode ser administrada em pó ou óleo, mas também é possível encontrá-la em comprimidos ou cápsulas. A maioria dos tratamentos envolve os dois primeiros. Por causa do seu sabor potente, alguns preferem comprar cápsulas vazias e encher com óleo ou pó de acordo com a dose recomendada. 

Contraindicações

Pesquisas mostram que a noz moscada possui propriedades abortivas e por isso não deve ser consumida por gestantes. Além disso, sabe-se que ingerir uma nos moscada inteira ou cinco gramas da especiaria ralada pode causar alucinações visuais e auditivas, além de provocar descontrole motor.
Vamos conhecer a partir de agora todos os benefícios da noz moscada para a boa forma e saúde.

1. Tônico cerebral

Um dos conhecidos benefícios da noz moscada é o de estimular o cérebro. Portanto, a especiaria remove o esgotamento mental, o estresse e a fadiga. Melhora a capacidade de concentração do indivíduo e pode ser bom remédio contra a ansiedade e a depressão. Contém um composto orgânico natural chamado miristicina, que é conhecido por proteger o cérebro contra doenças degenerativas, como o mal de Alzheimer.

2. Alívio de dores

O extrato é utilizado como sedativo no tratamento de diversas dores nas articulações ou nos músculos. Massagear o óleo de noz moscada sobre a área afetada é um tratamento eficaz para a artrite, reumatismo e lumbago. Também ajuda a reduzir o inchaço das articulações.

3. Digestivo

O óleo de noz moscada também é indicado para quem tem problemas relacionados à digestão, como diarreia, constipação intestinal e flatulência. Alivia a indigestão, pois atua removendo o excesso de gás do estômago e intestinos. O extrato também aumenta o apetite.

4. Tratamento de mau hálito

A noz moscada age contra as bactérias que produzem o mau hálito. Por isso, é também utilizada como ingrediente em muitas pastas de dente e enxaguatórios bucais. Auxílio contra problemas de gengiva e dor de dente ainda são outros benefícios da noz moscada.

5. Desintoxicação de fígado e rins

A desintoxicação é um fator importante para a boa saúde. Poluição, estresse, tabaco, medicações e outras substâncias externas podem levar ao acúmulo de toxinas no organismo. O fígado e os rins são os locais onde geralmente estas toxinas se desenvolvem e a desintoxicação destes órgãos é mais um dos benefícios da noz moscada.
Ela também ajuda na dissolução de cálculos renais e a prevenir a acumulação de ácido úrico em outras partes do corpo, como aqueles que conduzem a gota e a inflamação das articulações.

6. Cuidados com a pele

A noz moscada também é um poderoso ingrediente para manter uma pele saudável. Ajuda a alcançar maciez e a resolver diversos problemas dermatológicos. Um creme feito com pó de noz moscada e mel pode ser aplicado na região afetada por acnes, para remover as marcas.

7. Tratamento de insônia

Para quem tem dificuldades para dormir, um copo de leite com pó de noz moscada pode ajudar a relaxar e induzir ao sono.

8. Alívio de cólicas menstruais

Algumas mulheres sofrem bastante com as cólicas no período menstrual e a noz moscada pode ser um remédio bastante eficaz contra estes sintomas desconfortáveis. Ajuda ainda a reduzir os efeitos da Tensão Pré-Menstrual, como a depressão, mudanças de humor e o desequilíbrio hormonal.

9. Circulação sanguínea

Com suas propriedades estimulantes e aroma relaxante, a noz moscada aumenta a circulação sanguínea e conforta o corpo. Também estimula o sistema cardiovascular e, portanto, é considerado um bom tônico para o coração.

10. Sistema respiratório

Ingrediente em muitos xaropes para a tosse, o alívio da congestão e demais sintomas de resfriado são outros benefícios da noz moscada. Acredita-se também que o seu óleo pode ser benéfico para o tratamento de asma.

PUBLIQUE TUAS RECEITAS NA COMUNIDADE

PÁGINA

Verdes Anos