25 de fevereiro de 2014

AZEITONA E AZEITE (ouro líquido)


   A azeitona e o azeite são o maior e melhor exemplo de que nem toda gordura faz mal, parte essencial da dieta mediterrânea, além de saborosos são aliados indispensáveis a saúde.
    Ricos em gorduras monoinsaturadas, as azeitonas e o azeite traduzem-se em um efeito protetor sobre as células, sobretudo considerando que a associação desta gordura com a vitamina E, a qual a azeitona e o azeite também são ricos e que tem efeito antioxidante; reduz o risco de doenças e infecções.   A vitamina E contem fitonutrientes como polifenóis e flavonóides, que são anti-inflamatórios.  

   Azeitonas e Azeite protegem contra radicais livres (antioxidantes), doenças do coração, são anti-inflamatórios, promovem saúde gastrointestinal, previnem contra derrame e aterosclerose, são bons para os olhos, fortalecem o sistema imunológico, aliviam a respiração, reduzem a fadiga, retardam o envelhecimento, fortalecem ossos e memória, auxiliam na absorção de cálcio, previnem câimbras, regulam os batimentos cardíacos, hidratam os cabelos, as fibras da azeitona combatem a prisão de ventre, a gastrite e a úlcera, proporcionam um bom funcionamento do sistema nervoso, a azeitona dá grande sensação de saciedade, combatem a anemia recuperando hemácias do sangue, normalizam a coagulação do sangue (o que é importante para quem tem diabetes tipo II), são anticancerígenos e afrodisíacos.

   Azeitona e Azeite contem ácidos graxos, vitaminas A, C, B1, B2 e E, fósforo, potássio, fibra, ácido oléico, ferro, zinco, silício, ômega-3, ômega-6, tiamina, entre outros.

    As azeitonas pretas contem mais minerais que as verdes, mas também contem sódio em grande quantidade (desfavorável a hipertensos).   Embora existam meios de reduzir o sal das azeitonas.

Obs.: Não pense que se adicionar azeite ou azeitona em alimentos que sejam nocivos a saúde, eles passarão a ser bons.

Dica: O melhor  é o azeite extra virgem, prensado a frio, tão puro que pode ser considerado como suco de frutas, verdadeiro ouro líquido.

Nota: O calor e a luz podem afetar a qualidade e o sabor do azeite, portanto prefira os enlatados ou guarde em frascos escuros e opacos, ou em ambiente escuro e fresco, como armários e geladeiras.   Com o tempo o azeite também perde sabor e qualidade, então é melhor consumir em até 6 meses depois de aberto.

Sugestão: Misture azeitonas pretas descaroçadas e batidas no liquidificador com azeite a coalhada seca para temperar, adicione alho cozido no vapor e amassado e raspas de cascas de limão, além de amenizar o sódio das azeitonas pretas, confere um excelente sabor a coalhada, que também é ótima para a saúde.






 “A diferença entre o remédio e o veneno é a dose.” (Roger Stankewski)


Reações:

0 comentários:

PUBLIQUE TUAS RECEITAS NA COMUNIDADE

PÁGINA

Verdes Anos